Pages

29 de abr. de 2012

Entrevista

Entrevista com a atriz Alethea Miranda, concedida a Netto Moura, para o Blog Riacho Doce em 23/04/12.

Netto: Quando você decidiu ser atriz? já que começou a atuar cedo...

Alethea: Foi em 1985. Quando vi minha mãe, e as amigas, no palco do teatro de um clube na cidade de Tucuruí, onde morávamos (Belém do Pará).
Elas montaram uma versão da peça "Pluft o Fantasminha" de Maria Clara Machado e minha mãe fazia o papel da menina Maribel. No ano seguinte voltamos para o Rio de Janeiro e de tanto insistir, minha mãe não conseguiu escapar da imensa e disputadíssima fila do curso "O Tablado" também da Maria Clara Machado.



Netto: Como surgiu a oportunidade de fazer parte do elenco de Riacho Doce?

Alethea: Assim que entrei no curso (1989), fui selecionada para o teste de Capitães da Areia com direção de Walter Lima Jr e Roberto Bomtempo.
No ano seguinte, em plena copa, recebi uma ligação as 20hs da noite (após derrota do Brasil) do próprio diretor da série, Paulo Ubiratan.
Ele pediu que fosse imediatamente encontrá-lo para uma reunião. Soube pelo, Luis Fernando Carvalho, que havia sido indicada pelo grande Carlos Wilson Damião. Após a conversa com os dois, saí integrando o elenco da série.


Netto: Pra você como foi contracenar com atores já consagrados como Sebastião Vasconcelos e Nelson Xavier?

Alethea - Foi um enorme prazer e uma grande escola. A equipe e o elenco (principalmente os mais experientes) me receberam com o maior carinho e sempre me senti extremamente a vontade para contribuir, mesmo sendo muito nova. Recentemente tive o prazer de voltar a trabalhar com o Nelson, no longametragem "O Filme dos Espíritos" de André Marouço e Michel Dubret.


Netto:
Que lembranças você guarda daquela época, teve algo curioso nas gravações ou o que mais te marcou?


Alethea: O mais curioso durante as filmagens foi quando recebi a visita dos autores Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn no set. A princípio não entendi direito, foi um encontro meio tenso com muitas perguntas e aquilo me deixou insegura, rs. Poucos dias depois eles aumentaram bastante a trama da Elvira (minha personagem) e entendi que estavam testando minha maturidade para as cenas "picantes" que viriam em seguida. Foi incrível, fiquei imensamente grata aos autores e aos diretores que sempre me incentivaram e confiaram no meu trabalho.

Lembrança doce. Fiz amigos queridos que logo em seguida me convidaram para estrear no teatro como Ewerton de Castro na peça " A Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho" e Pedro Vasconcelos em "Zero de Conduta" ambos, um sucesso nacional.

 

Netto: Como é hoje, 22 anos depois, rever essas cenas do início da sua carreira?


Alethea: Há anos não assistia, desde a última vez que passou no vale a pena ver de novo. De repente, no ano passado (2011) me deparei com o blog da série (que aliás está incrível!). Foi através dele que revi as cenas (minhas e dos colegas) e que matei as saudades desse projeto que praticamente me iniciou. Espero que o blog continue crescendo e alimentando os fãs e aqueles que puderam participar dessa obra tão especial! 


Netto: Tem algum projeto atualmente, cinema, televisão? tem um longa para estrear em 2013?

Alethea: Além de atriz, sou produtora e em 2010 me formei em direção para cinema. Eu e meu marido somos sócios em uma produtora em São Paulo, a MICHEL DUBRET FILMMES. Atualmente, estamos negociando uma série para tv chamada "SCOTCH WEDNESDAYS" de 13 episódios. Nesse projeto vou dirigir e produzir. Além do longametragem chamado "Peça por Favor", que se encontra em desenvolvimento e irei atuar em 2013.

Alethea como Marina, em "O Filme dos Espíritos"
Alethea, muito obrigado pela entrevista, agradeço a gentileza e colobaração para o blog.
Share:
© Riacho Doce 2009 - 2014 | Theme by Seo Blogger Templates